Verdades Escatologicas

25/01/2011 19:14

A Preparação para o Terceiro Templo

O Arrebatamento da Igreja é o próximo evento na cronologia de D-us relacionado as profecias. Já não há mais sinais a serem cumpridos. O Arrebatamento da Igreja é Iminente e pode acontecer a qualquer momento. A única coisa que ainda o retem é a misericordia de D-us, "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pd. 3:9). Embora não haja sinais para o Arrebatamento, há alguns acontecimentos que devemos levar em conta a luz das Escrituras. Recentemente ouvimos falar nos meios de comunicação, a respeito dos preparativos para a Construção do Terceiro Templo em Jerusalém. 

O rabino Nachman Kahane, um rabino líder em Jerusalém, nascido em 1937, crê que um Templo será construído no monte do Templo enquanto ele ainda estiver vivo; e ele diz que tudo está pronto para que o Templo seja construído ainda hoje. O mundo conheceu apenas dois Templos Judeus: o Primeiro, construído no monte do Templo pelo rei Salomão, durou 390 anos, antes que os babilônios o destruíssem no ano 586 a.C. O Segundo, construído depois do Cativeiro na Babilônia, no mesmo local (Ed 2.68; Ed 6.7), permaneceu durante 585 anos, antes de ser destruído pelos romanos no ano 70 d.C. O cenário dos tempos do fim na Palavra Profética de Deus anuncia que haverá um Templo Judeu quando o Anticristo reinar sobre o mundo.  O Instituto tem treinado homens para o serviço no Templo e preparado toda a mobilia necessária para o Templo, inclusive a mesa da proposição, o altar do incenso, e a menorá de ouro. A menorá, atualmente em exposição em frente à praça do Muro Ocidental em Jerusalém, é recoberta com aproximadamente 45 quilos de puro ouro e seu valor é de cerca de 2 milhões de dólares americanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns Rabinos acreditam que a menorá original foi levado para Roma, após a queda do Segundo Templo e a conquista de Jerusalém pelos romanos no ano 70 D.C. No Arco de Tito monumento feito para lembrar esta conquista, a uma imagem em alto relevo que demosntra um exército levando a menorá consigo.  Embora o monte do Templo seja o mais sagrado sítio do judaísmo, o povo judeu não tem permissão para orar ali, nem para subir nele em grandes grupos, porque ele é controlado pelos  muçulmanos. Israel deu o controle como um gesto de boa vontade depois da reunificação da cidade em 1967. Os Fiéis do Monte de Templo, de Gershon Salomon, têm uma pedra fundamental pronta para quando for dado início à construção. Diz-se que ela foi consagrada com água do poço bíblico de Siloé e cortada com diamantes. Perto de Jericó, no vale do rio Jordão, um centro de treinamento educa homens, que crêem ser da tribo de Levi e da família sacerdotal, sobre como servir no próximo Templo. Nos últimos 25 anos esse centro já treinou milhares vindos de todas as partes do mundo. Muitas das vestes sacerdotais estão preparadas e guardadas. O rabino Kahane, que recebeu o primeiro conjunto de vestes sacerdotais, o guarda em seu armário, pronto para ser vestido imediatamente. Foram anos de pesquisa para se confeccionarem essas vestes:

"Fibras de linho especiais foram importadas da Índia e muitas viagens ao exterior foram necessárias para se obter as cores corretas para as roupas. Emissários chegaram a ir a Istambul, para comprar os casulos das montanhas, dos quais se extrai o correto tom de carmesim. O segredo do tom certo de azul ficou perdido desde a destruição do Segundo Templo, até que a organização não-lucrativa Ptil Tekhelet o identificou como sendo o?murex trunculus, ou hexaplex trunculus, o molusco corante listrado que se encontra nas proximidades do mar Mediterrâneo."

Além disso, as 4.000 harpas necessárias para os levitas tocarem as músicas do Templo, como foi requerido pelo rei Davi em 2 Crônicas 23.5, estão perto de serem completadas pelos artífices da Casa de Harrari.

O rabino Yoel Keren acredita que o Terceiro Templo será construído seguindo os detalhes descritos em Ezequiel 40-46; mas primeiro o povo judeu construirá uma estrutura menos extravagante, como fez quando o Segundo Templo foi edificado 2.500 anos atrás.

 

O Cenário está sendo Preparado

 

O  Cenário para a volta do Messias bem como para o estabelecimento do seu Reino está sendo preparado nos Bastidores Terráqueo, muitos Rabinos, Teológos, Escatólogos e estudantes de Profécias Biblicas acreditam piamente na Construção deste Terceito Templo.  Veja o que diz os Escritos Sagrados:

"E ele (Anticristo) firmará um concerto com muitos por uma semana (Perírdo de Tribulação); e, na metade da semana (3 anos 1/2 meio) fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares ( Segundo a Trad. Judaica essas ofertas eram oferecidas no Templo dando-nos a Ideia de que haverá um Templo)..." (Dn.9:27) o grifo é nosso.

Jesus em seu Sermão no Monte das Oliveiras confirmou a profecia de Daniel 9:27, ao dizer "Quando, pois, virdes, qua a abominação da desolação, de que falou o profea Daniel, está no Lugar Santo...(Mt. 25:15)."

O Apostolo Paulo em 1 Ts. 2:4 confirma a profecia de Daniel "... de sorte que se assenta no santuário (Templo) de D-us, apresentando-se como D-us."

Zacarias nos capítulos 1:16, 6:12 confirmam a Construção desse Templo, e apartir do mesmo o Messias gorvernará o Mundo no Milênio "Ele mesmo (o Messias) edificará o Templo do Senhor, e levará a glória, e assentar-se-à, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos" (Zc. 6:13). 

 

Conclusão

 

De uma coisa estamos certos: a Casa de D-us estará reedificada por ocasião da Septuagésima Semana de Daniel. Concernente aos entraves à concretização deste projeto Escatólogico, deixemo-los à economia Divina. O D-us que inspira as profecias, encarregar-se-a de cumpri-las.

Tudo isso isso está acontecendo neste momento, e serve para demostrar-nos que a Vinda do Messias está muito mais perto doque esperamos.

Que nossa Oração seja Maranata!!!

 

 

Comentario:

Pastor Rone Peterson

 

Amargedom

 

Significado de Armagedom
A palavra “Armagedom” aparece no último livro da Bíblia (Apocalipse 16.16). O termo hebraico significa “monte ou montanha de Megido”, onde já aconteceram diversas batalhas decisivas na história de Israel.

                      

No decorrer da história inúmeras batalhas, campanhas e guerras foram travadas por toda a terra. Algumas foram limitadas em abrangência, outras foram globais. Exércitos lutaram por causa de terra e líderes, amor e lealdade, por causas que foram justas e, na maioria das vezes, injustas. A dor, o sofrimento e a morte causados por estes conflitos e pelos que vivenciamos hoje não podem ser calculados.

 A Bíblia nos diz que o futuro também será cheio de guerras. Existe um grande conflito profético que tem chamado a atenção de crentes e incrédulos no decorrer dos séculos – Armagedom. Esta batalha é profetizada como o acontecimento mais catastrófico e devastador da história humana. Quer as pessoas acreditem que acontecerá ou não, elas logo se identificam com a magnitude do seu simbolismo. Isso é comentado direta e indiretamente na literatura, no cinema, na propaganda, nos debates políticos, sermões e comentários culturais. Parece que todo mundo tem alguma noção ou idéia a respeito. Algumas das idéias são bíblicas, muitas não.

Só há um lugar onde se pode encontrar informações precisas sobre Armagedom – a Bíblia. Nas suas páginas proféticas lemos não só sobre Armagedom, mas também sobre os eventos que antecedem e seguem essa guerra final da história humana. Apesar de não termos todos os detalhes de Armagedom, recebemos um panorama geral dos planos de Deus para o futuro.

Por que a Bíblia fala de Armagedom? Porque essa batalha afirma a soberania de Deus sobre a história e nos lembra que há um propósito e plano divino que não será frustrado. Um dia Deus acertará todas as contas, julgará todo mal e estabelecerá um reino universal de justiça. A esperança dos crentes no decorrer dos séculos será realizada com a Segunda Vinda de Jesus Cristo e a derrota daqueles que se opuseram a Ele em Armagedom. É por causa dessa esperança que estudamos as profecias, esperando o cumprimento das promessas de Deus.

 

 O Que a Bíblia Diz Sobre Armagedom?

 

 Lemos sobre Armagedom em Daniel 11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16. Essa grande batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do mundo se reunirão "...para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. ...no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse 16.14,16). O local da reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Haifa.

Segundo a Bíblia, grandes exércitos do Oriente e do Ocidente se reunirão nessa planície. O Anticristo reagirá a ameaças ao seu poder provenientes do sul. Ele também tentará destruir a Babilônia restabelecida no leste antes de finalmente voltar suas forças contra Jerusalém. (Durante centenas de anos a Babilônia, localizada no atual Iraque, foi uma das cidades mais importantes do mundo. Segundo Apocalipse 14.8; 16.9; e 17-18, ela será reconstruída novamente nos últimos dias como uma cidade religiosa, social, política e economicamente poderosa). Enquanto o Anticristo e seus exércitos atacarem Jerusalém, Deus intervirá e Jesus Cristo voltará. O Senhor destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e os lançará no lago de fogo (Apocalipse 19.11-21).

Quando o Senhor voltar, o poder e o governo do Anticristo terminarão. O Dr. Charles Dyer escreve sobre esse evento:

Daniel, Joel, Zacarias identificam Jerusalém como o local onde a batalha final entre o Anticristo e Cristo acontecerá. Todos os três prevêem que Deus intervirá na história para salvar Seu povo e destruir o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias prevê que a batalha terminará quando o Messias voltar à terra e Seus pés tocarem o Monte das Oliveiras. Essa batalha termina com a Segunda Vinda de Jesus à terra... A batalha termina antes mesmo de começar.*

A batalha de Armagedom – na verdade em Jerusalém – será o combate mais anticlimático da história. À medida em que João descreve os exércitos reunidos de ambos os lados, esperamos testemunhar um conflito épico entre o bem e o mal. Mas não importa quão poderoso alguém seja na terra, tal indivíduo não é páreo para o poder de Deus.

 

O Conflito de Armagedom será uma Batalha real?

 

A profecia de Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião de forças militares reais no Oriente Médio, numa das terras mais disputadas de todos os tempos – uma terra que nunca conheceu paz duradoura. Armagedom será também uma batalha espiritual entre as forças do bem e as do mal. Ela terá o seu desfecho com a intervenção divina e o retorno de Jesus Cristo.

 

                                                                   Comentario:

                                                               Pr. Rone Peterson

 

A Parabola da Figueira

Acreditamos que Mateus 24.32-35 está uma das maiores revelações proféticas a respeito da Vinda do Messias. "Aprendei, pois a Parábola da Figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está proximo o verão." No texto que se segue Jesus queria nos ensinar a olhar para Figueira tipificando Israel. Israel é Figueira que brotou, e que  anuncia a chegada do verão ou seja "A Vinda do Messias". O Brotar desta Figueira se deu em 14 de Maio 1948 quando a ONU, reconheçeu a independêcia de Israel como Nação livre.  Nesse Momento se cumpriu o que disse o Profeta Isaias "Quem já mais viu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Pode, acaso nascer uma terra em um só dia? Ou nasce uma Nação de uma só Vez? Pois Sião, antes que lhe viessem dores, deu à luz seus filhos." Is.66:8.  O nascimento de Israel caracteriza o brotar da Figueira bem como as suas folhas se renovando.

Em Mateus. 24:34 Jesus disse: "Em verdade vos digo que não passara esta geração sem que tudo isso aconteça." Fica a pergunta que geração é esta, que precedera a Vinda do Messias?

Segundo a Bíblia em Salmos 90:10  o período de vida de um homem é 70 anos,  fato esse comprovado pela ciência moderna.  Se a duração de vida é 70 anos então acreditamos estar bem perto da Vinda do Senhor,  porque desde que Israel foi reconhecido como Nação, a Figueira começou a renovar seus ramos e a brotar suas folhas e já se passaram 67 anos. Não queremos aqui ser incoerentes e datar que Jesus vira em 2018; Mas acreditamos que podemos ser a geração que possivelmente será "Arrebatada aos ares para estar juntamente com o Senhor nas Manssões Celestiais..."

 

Que todo povo de Deus possa unissonimente dizer "Maranata, Maranata". 

 

                                    Comentario:

                         Pastor Rone Peterson.  

 

       A Novilha Vermelha

Para os Judeus um dos maiores sinais da Vinda do Messias é "A Novilha Vermelha". No capítulo 19 de Números o Senhor Deus ordenou a Moisés e a Arão o ritual da purificação dos imundos com as cinzas de uma novilha vermelha, perfeita, sem defeito. A novilha vermelha deveria ser sacrificada e queimada fora do arraial. As cinsas seriam guardadas e misturadas com água, dando origem a água purificadora. Essa mistura deveria ser aspergida sobre o imundo para purificação do seu pecado. Essa era uma prescrição da lei que o Senhor havia ordenado aos filho de Israel. Segundo a Trad. Judaica, a novilha deveria permanecer toda vermelha até o terceiro ano de idade sem que aparecesse mais que dois pelos brancos no seu corpo. Só ai então ela poderia ser queimada e suas cinzas guardadas para preparação da água purificadora, com a qual as pessoas imundas se tornariam limpas.

Diz a Trad. Judaica que dez novinhas deverão ser sacrificadas até a Vinda do Messias, reza a Tradição que nove já foram imoladas e que só falta uma para isso acontecer. A primeira foi sacrificada nos tempos de Moisés e a décima anuncia a chegada do Messias.

Desde de que o Segundo Templo Judaico foi destruido pelos romanos, há quase dois mil anos , nunca mais surgiu uma novilha vermelha em Israel que atende-se as ex igências para o ritual.

 

Explicação:

Porque a novilha vermelha é um sinal da Vinda do Messias para os Judeus?

1. Porque eles acreditam que só assim a nação de Israel estará purificada para receber o Reino Messianico que será estabelecido na terra com a chegada do Messias. Cumprindo assim o que esta escrtito em (Is.2:1-5; Zc.8:21-23, 14:16-21 e At.1:6).

2. Porque a novilha está ligada diretamente com a lei de Moisés (Nm.19).

3. Porque está ligado a liturgia do templo. Só assim o Templo Milenar estará apto para a pratica da adoração Judaica (Dn.9:24).

 

Obs: Hoje sabemos que só o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado: Hb.9:13-14.

 

                                      Comentario:

                           Pastor Rone Peterson.